Acção Católica - Espiritualidade

Todos os Cristãos católicos recebem o sacramento do Baptismo, que confere dons que lhe são próprios: ser Rei, ser Profeta e ser Sacerdote que são comuns a todos os fieis e de se tornarem filhos adoptivos de Deus Pai, Irmãos de Cristo, templos do Espírito Santo, Irmãos uns dos outros, membros do Corpo Místico de Cristo – que é a Igreja.
Na Acção Católica Rural os seus elementos ( dirigentes, militantes e simpatizantes ) têm todos inerentes aqueles dons, mas também têm outros que lhe são próprios.
A sua espiritualidade exerce-se no meio do mundo e dos homens, sem descurar a espiritualidade pessoal e de grupo. É estar presente e ser actor activo, de modo que torne Cristo presente, no meio dos homens, pelo seu exemplo, pela sua palavra, pela sua acção e em comunhão com a Igreja, para que seja luz que ilumina, que irradie o amor e que seja comunhão e paz no mundo, aonde vive e trabalha.
É possível realizar tudo isto, se os elementos da acção católica, tiverem:
- Uma união vital com Cristo, através da participação nos sacramentos, especialmente a Eucaristia e a Reconciliação e pela Oração;
- Um grande amor e dedicação à Acção Católica;
- Um grande interesse pela leitura e meditação da Palavra de Deus ( Bíblia ) e dos documentos da Igreja;
- De participarem num grupo ou equipe de apostolado de forma activa e participativa;
- De participarem nas actividades do movimento que este oferece, para adquirirem formação permanente e sólida nos aspectos evangélica, espiritual, humana e social;
- De exercerem o apostolado, no meio, aonde vivem e trabalham.

O Movimento da A C R tem como base 4 pilares:
A ORAÇÃO, O ESTUDO, O SACRIFÍCIO E A ACÇÂO (P. Paulo VI).


João Martins

Sem comentários: