Crescer e Recriar o Futuro na Esperança


A ACR reuniu a sua VI Assembleia Nacional de Delegados, na Casa Diocesana de Vilar, no Porto, nos dias 10 e 11 de Julho de 2010. Com a colaboração do Prof. João César das Neves, e das Sociólogas Dra. Paula Abreu e Dra. Vera Ferreira, os cerca de 150 Delegados:

1. Tomaram consciência clara das duras condições de vida que afectam actualmente a maioria dos portugueses e das suas inelutáveis consequências no crescimento do desemprego, da pobreza e da miséria económica e moral.

2. Aprofundaram o conhecimento sobre o seu papel na sociedade, face às vicissitudes que afligem e angustiam as pessoas e as instituições.

3. Fizeram uma detalhada análise das condições internas do Movimento, para poder responder às árduas condições de vida actuais, das pessoas e das comunidades.

4. Decidiram retomar, vigorosa e decisivamente, o seu papel interventivo no meio, através da prática da Revisão de Vida, iluminados pelo estudo e aplicação da Doutrina Social da Igreja (DSI).

5. Decidiram ainda, e finalmente, em comunhão com a Hierarquia da Igreja, assumir plenamente o seu papel de leigos conscientes e activos, bem como a sua autonomia e plena capacidade como Movimento organizado, ao serviço de todas as pessoas e de todos os grupos e instituições sociais.

Nesta Assembleia foi eleita a nova Equipa Nacional para o triénio 2010-2013.

Porto, 11 de Julho de 2010

A Direcção Nacional